Durante um evento em Coimbra, Portugal, no início do mês, enquanto o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), discursava, um candidato a uma cadeira no Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi flagrado se divertindo com um jogo de celular. A informação foi revelada pelo portal Metrópoles.
Márcio Fernandes, que foi diretor jurídico da British American Tobacco, empresa proprietária da Souza Cruz no Brasil, é um dos seis nomes selecionados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em junho para concorrer à vaga deixada pelo ex-ministro Félix Fischer.
O STJ elegerá três advogados dessa lista sêxtupla e encaminhará os nomes para a escolha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, responsável pela nomeação.
No vídeo registrado durante o evento, que contou com a presença de ministros do STJ, do STF e do governo Lula, Fernandes pode ser visto jogando no celular enquanto estava na plateia. Em sua defesa, ele afirmou que se tratava de jogos enviados por seu neto e que não sabia o nome nem como jogar.
“É meu neto me mandando esses jogos. Eu confesso que eu não sei o nome do jogo e nem como joga. Ele me manda esses desafios, e eu tenho que abrir, porque é criança, né? Castelo, gente se matando, essas coisas”, disse Fernandes ao Metrópoles.
O advogado argumentou que sua presença no evento não se limitava à campanha para a vaga no STJ e que frequenta Coimbra há mais de 15 anos. Ele concluiu dizendo que foi registrado em um momento de interação com seu neto por alguém que estava preocupado com ele e o filmou.
O vídeo foi capturado durante o discurso do ministro Alexandre de Moraes, que abordava o movimento “antipolítica” e os ataques contra o STF ocorridos no início de janeiro.