Com seus 131 de anos de história, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte foi selecionado para concorrer ao Prêmio Innovare 2023 com a plataforma GPSMED. A iniciativa foi idealizada pela juíza Patrícia Gondim e desenvolvida pelo Laboratório de Inovação do TJ-RN, na gestão do desembargador Vivaldo Pinheiro, em conjunto com a Divisão de Integração, Automação e Inteligência Artificial da Secretaria de Tecnologia e Informação do TJ-RN.
Lançado em julho de 2022, o GPSMed é uma plataforma de dados que busca auxiliar a administração pública com um conjunto de informações sobre a judicialização da saúde pública, de forma que os gestores no Rio Grande do Norte possam atuar de forma estratégica no planejamento e atendimento dessas demandas. Ela foi desenvolvida a partir da necessidade de compreender o volume e o perfil dos processos que envolvem Saúde Pública no Estado do Rio Grande do Norte.
O consultor do Prêmio Innovare, advogado Reginaldo Medeiros Gomes, visitou a sede da Corte potiguar para conhecer de perto a ferramenta , tendo sido recebido pela juíza Patrícia Gondim e pela equipe que desenvolveu o projeto, bem como pelo secretário de TI do TJ-RN, Gerânio Gomes.
O Prêmio Innovare chega a 20ª edição e tem como objetivo principal e permanente o reconhecimento e a disseminação de práticas transformadoras que se desenvolvem no interior do sistema de Justiça do Brasil, independentemente de alterações legislativa e que contribuam para a modernização, a democratização do acesso, a efetividade e a racionalização do sistema judicial brasileiro.