English EN Portuguese PT Spanish ES

Comissão do Senado aprova indicados para conselhos nacionais de Justiça e do Ministério Público

jurinews.com.br

Compartilhe

Nesta terça-feira (11), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou a indicação de membros para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O CNJ, que tem a responsabilidade de aprimorar o sistema judiciário brasileiro, conta com 15 membros e também atua no julgamento de processos disciplinares envolvendo juízes. Por sua vez, o CNMP é encarregado de supervisionar questões administrativas, financeiras e disciplinares relacionadas ao Ministério Público.

Durante a reunião, a CCJ também aprovou a nomeação de Igor Albuquerque Roque para o cargo de Defensor Público-Geral Federal da Defensoria Pública da União, em substituição a Daniel de Macedo Alves Pereira.

Os dez candidatos foram submetidos a sabatina pelos membros da CCJ na quarta-feira. Com a aprovação do colegiado, as indicações serão encaminhadas ao plenário do Senado, que terá a palavra final sobre essas nomeações.

Para o CNJ, foram indicados os seguintes nomes:

  1. Pablo Coutinho Barreto
  2. João Paulo Santos Schoucair

Esses candidatos ocuparão as duas vagas designadas ao Ministério Público da União (MPU) e ao Ministério Público Estadual, respectivamente.

Já para o CNMP, os indicados são:

  1. Paulo Cézar dos Passos
  2. Fernando da Silva Comin
  3. Ivana Lúcia Franco Cei
  4. Jaime Cássio Miranda
  5. Moacir Réu Filho
  6. Ângelo Fabiano Farias
  7. Antônio Edilio Magalhaes Teixeira

Esses candidatos deverão preencher as vagas destinadas ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Ministério Público Militar (MPM), Ministério Público dos Estados (MPE) e Ministério Público do Trabalho (MPT), respectivamente. Todos foram indicados por suas respectivas instituições.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.