English EN Portuguese PT Spanish ES

Prefeito de cidade em SP é condenado por improbidade administrativa

jurinews.com.br

Compartilhe

O Prefeito de Getulina (SP), Antônio Carlos Maia Ferreira, conhecido como Toninho Maia (PSDB), foi condenado em primeira instância pelo Tribunal de Justiça de SP (TJ-SP) por improbidade administrativa. A decisão foi publicada nesta terça-feira (4) no Diário de Justiça de São Paulo e ainda cabe recurso.

A condenação ocorreu após o juiz Luís Fernando Vian, do Foro de Getulina, julgar procedente a ação civil pública movida pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) contra o prefeito. A ação alega irregularidades em uma licitação que contratou serviços de publicidade e propaganda, ocasionando danos aos cofres públicos.

De acordo com a denúncia do MP-SP, o prefeito Toninho Maia determinou a realização de uma licitação na modalidade convite, em 2017, cuja comissão foi presidida pelo servidor Fábio Garcia, também réu no processo.

A investigação apontou que a empresa contratada teria combinado uma proposta com outra empresa concorrente, com a aprovação do Poder Público, caracterizando o processo como cartel em licitação. Essa prática configura um conluio entre agentes econômicos com o objetivo de eliminar ou restringir a concorrência nos processos de contratação de bens e serviços pela administração pública.

Na decisão, o juiz determinou como pena a perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos do prefeito e do servidor Fábio Garcia por cinco anos. Os representantes das empresas envolvidas na licitação também foram condenados.

A gestão atual informou que ambos os réus recorreram da decisão e, enquanto o caso não transitar em julgado, eles permanecerão em seus cargos, exercendo suas funções públicas.

O prefeito Toninho Ferreira nega categoricamente as acusações de irregularidades, alegando que buscou uma economia de recursos públicos na licitação mencionada.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.