O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS) está analisando a possibilidade de implementar espaços nos presídios do estado para permitir que os filhos visitem seus pais presos. Essa iniciativa é inspirada no projeto “Amparando Filhos”, desenvolvido pelo judiciário de Goiás.
O objetivo desse projeto é proporcionar um ambiente acolhedor para as crianças de pessoas privadas de liberdade, visando evitar que elas entrem no mundo do crime.
Segundo o Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), os espaços lúdicos têm como finalidade promover uma intervenção precoce, garantindo a proteção integral e o melhor interesse da criança e do adolescente. A iniciativa se baseia na observação de que o encarceramento das mães pode acarretar diversos efeitos colaterais negativos.
Nesta segunda-feira (26), autoridades se reuniram para discutir os detalhes e as medidas necessárias para implantar essa boa prática em Mato Grosso do Sul. Atualmente, Goiás conta com 24 unidades prisionais que já possuem espaços lúdicos para que pais e mães recebam seus filhos menores de 18 anos.