English EN Portuguese PT Spanish ES

APROVADO COM LOUVOR: Cristiano Zanin recebe felicitações de ministros, da advocacia e juristas por aprovação ao STF

jurinews.com.br

Compartilhe

O novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, recebeu saudações dos seus colegas da Corte após aprovação pelo Senado nesta quarta-feira (21). Ele também foi saudado pela OAB e juristas.

“Parabéns ao Ministro Cristiano Zanin pela merecida aprovação no Senado Federal. Tenho absoluta certeza de que o Brasil ganhará com sua atuação competente e corajosa em nossa Suprema Corte”, disse Alexandre de Moraes.

Luis Roberto Barroso também se manifestou: “Parabenizo Cristiano Zanin, agora colega e ministro da Suprema Corte, pela aprovação de seu nome. Sempre atuou com elevada qualidade profissional e tenho dele a visão de advogado sério, competente e ético mesmo diante de adversidades. Dou-lhe as boas-vindas”;

“O Dr. Cristiano Zanin é muito merecedor dessa aprovação. Distinto no trato e equilibrado em suas posições, antevejo uma brilhante trajetória no Supremo Tribunal Federal. Que seja muito bem-vindo!”, escreveu Gilmar Mendes.

Já Dias Toffoli disse que “é com satisfação que recebi a aprovação pelo Senado da República, por larga margem de votos, do nome indicado pelo presidente Lula para o Supremo Tribunal Federal, Dr. Cristiano Zanin, que com certeza somará ao STF com todo seu brilho, inteligência, capacidade e sua lhaneza. Com certeza será um grande ministro do STF, honrando a Corte e honrando o Brasil”.

RESPALDO DA ADVOCACIA E JURISTAS

O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, relembrou a trajetória do advogado aprovado para ser o novo ministro do STF.

“Cristiano Zanin sempre foi um defensor do Estado Democrático de Direito, dos direitos e garantias individuais e das prerrogativas da advocacia. A OAB deseja ao novo ministro do Supremo sucesso em sua atuação no tribunal e que siga contribuindo com o aperfeiçoamento do Sistema de Justiça”, afirmou Simonetti.

O presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, ressaltou a atuação de Zanin pela efetivação do Direito de Defesa: “Zanin se notabilizou por seu trabalho pela concretização do direito de defesa e pela observância das garantias individuais e coletivas. Fazemos votos de que cumpra sua missão no Supremo, com respeito e lealdade à Constituição e às prerrogativas da advocacia”.

Já o jurista Nabor Bulhões destacou a atuação de Zanin em defesa das garantias constitucionais. “Recebo a notícia da aprovação de Cristiano Zanin para o Supremo Tribunal Federal com grande alegria. Estão de parabéns os brasileiros. Trata-se verdadeiramente de advogado e jurista com todos os requisitos para exercer tão elevado cargo no Judiciário brasileiro. E por isso mesmo, estou certo de que ele exercerá seu cargo com a coragem de suas convicções que o consagraram como advogado que contribuiu de forma decisiva para evitar que se implantasse no Brasil um sistema paralelo de supressão de direitos e garantias constitucionais”.

APROVAÇÃO NO SENADO

Com 58 votos a favor e 18 contra, o plenário do Senado aprovou a indicação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ocupar a vaga deixada por Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal.

O nome de Zanin foi confirmado pelo Senado após passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, onde foi aprovado por 21 votos a favor e 5 contra. Não houve abstenções na votação. A sabatina na comissão durou 7 horas e 43 minutos, durante a qual Zanin respondeu a perguntas de 32 senadores sobre diversos temas.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.