English EN Portuguese PT Spanish ES

DE GREGOS A TROIANOS: Zanin conquista senadores e chega ao ‘Dia D’ com maioria absoluta para aprovação

jurinews.com.br

Compartilhe

Indicado pelo presidente Lula (PT) para ocupar a vaga de Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal (STF), o advogado Cristiano Zanin fez o ‘dever de casa’ visitando senadores nos últimos dias e sabatinado nesta quarta-feira (21) com as melhores expectativas possíveis. A tendência é que ele obtenha os votos de pelo menos 60 senadores.

Zanin será sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado a partir das 10h e, em seguida, terá seu nome submetido para ratificação pelo plenário.

Para ser aprovado, o futuro ministro do Supremo precisa do voto de no mínimo 41 dos 81 senadores. Para agilizar a indicação, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se comprometeu com o governo a colocar o nome de Zanin em votação no plenário logo após a análise da CCJ.

“Expectativa bem encaminhada de aprovação do nome de Zanin”, afirmou Pacheco ao deixar o Senado nesta terça. Ele confirmou que a sessão plenária desta quarta deve analisar a indicação de Zanin e o arcabouço fiscal.

A avaliação entre senadores da base é a de que o advogado de Lula deve conseguir cerca de 60 votos —19 a mais que o necessário. O PL de Jair Bolsonaro, por exemplo, decidiu liberar os senadores para que votem da forma como quiserem.

Desde que teve seu nome anunciado, Zanin bateu na porta de quase todos os gabinetes do Senado, se encontrou com líderes evangélicos e participou de jantares.

O advogado concluiu seu périplo pelo Senado Federal sem se encontrar com o senador e ex-juiz Sérgio Moro (União Brasil-PR).

O advogado arrancou elogios públicos de senadores bolsonaristas,  como a ex-ministra Damares Alves (Republicanos-DF), e ouviu promessas de votos. 

A oposição afirma que a indicação de Zanin fere o princípio da impessoalidade, mas é prerrogativa do presidente da República. Do outro lado, a base de Lula diz que não se opôs aos ministros André Mendonça e Kassio Nunes Marques, indicados ao Supremo por Bolsonaro.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.