O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu temporariamente o leilão de um avião pertencente ao cantor Wesley Safadão, em meio a um processo movido por vítimas de um suposto esquema de pirâmide financeira liderado por Francisley Valdevino da Silva, conhecido como ‘Sheik dos Bitcoins’.
A decisão do STJ foi publicada nesta segunda-feira (12) e interrompeu o leilão que estava programado para ocorrer a partir de quinta-feira (15), com um lance inicial de R$ 47 milhões.
Francisley é apontado pela Polícia Federal como o líder de um esquema que envolveu fraudes relacionadas a pirâmides financeiras e a comercialização de criptomoedas, movimentando aproximadamente R$ 4 bilhões. Ele foi alvo de uma operação conduzida pela PF.
Wesley Safadão alega ter sido uma vítima de Francisley e afirma ter recebido o avião como garantia de pagamento por um investimento realizado na empresa do investigado.
Por sua vez, as vítimas do suposto esquema moveram uma ação buscando o bloqueio dos bens de Francisley como forma de garantir o ressarcimento dos investimentos realizados. A aeronave está incluída na lista de bens a serem bloqueados.
De acordo com a decisão do STJ, o leilão da aeronave ficará suspenso até que sejam julgados os recursos pendentes relacionados ao caso.
O advogado de Wesley Safadão, Willer Tomaz, afirmou que “a decisão do STJ restabelece a justiça e o devido processo legal” e que a aquisição da aeronave foi realizada “de maneira legítima, honesta e de boa-fé”.