A indicação de Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal (STF) será votada no Senado Federal em 21 de junho, de acordo com o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
O advogado está buscando apoio no Congresso Nacional para obter os votos necessários (41 de 81 senadores). Durante uma reunião com Zanin, Pacheco informou que a data foi definida pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
“Acompanhou-me no encontro o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, senador Davi Alcolumbre, que definiu para o próximo dia 21 a sabatina na comissão. Tão logo finalizadas a sabatina e a votação na CCJ, darei encaminhamento ao Plenário do Senado na mesma data.”
Antes de ser levado ao plenário, Zanin passará pela análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, presidida por Davi Alcolumbre. Caso seja aprovado pela comissão, Zanin precisará do voto favorável de pelo menos 41 senadores no plenário para que sua indicação seja confirmada.
Zanin foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no último dia 1º à vaga deixada vaga em abril por Ricardo Lewandowski no STF.