O promotor Alexandre Saltz assumiu nesta terça-feira (6) o cargo de procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul. Ele sucede Marcelo Dornelles, que ocupou o cargo desde 2021, e permanecerá no cargo até 2025, em um mandato de dois anos.
Saltz foi o candidato mais votado em uma eleição realizada pelos membros do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) e teve sua nomeação confirmada pelo governador Eduardo Leite (PSDB) no último sábado (3), após a apresentação de uma lista tríplice ao Executivo. Leite compareceu à cerimônia de posse, que ocorreu no Auditório do MP-RS.
O novo procurador-geral é formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e possui mestrado pela Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP). Ao longo de sua carreira, Saltz atuou nas comarcas de Santiago, Uruguaiana e Porto Alegre, ocupando também os cargos de secretário-geral do Ministério Público e diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, entre outras funções.