O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) decidiu aplicar uma multa individual de R$ 30 mil ao prefeito de Bernadino Batista, Aldo Andrade, ao vice-prefeito Mateus Gomes e ao ex-prefeito Gervásio Gomes, por conduta vedada durante as eleições de 2020.
Os gestores e o ex-prefeito foram acusados de abuso de poder econômico, captação ilícita de votos, gastos ilícitos em campanha eleitoral e distribuição de benefícios à população, como contratação excessiva de servidores e aumentos salariais para funcionários.
Em relação à acusação de compra de votos, foi analisada uma gravação em que o ex-prefeito Gervasio Gomes oferecia cerca de R$ 11 mil para obter o apoio de um eleitor. No entanto, de acordo com a relatora Maria Paiva Santiago, o material não era suficiente para comprovar o ilícito.
Quanto às demais acusações, a relatora considerou que, mesmo se houvesse irregularidades, elas não teriam interferido no resultado das eleições. Portanto, ela votou parcialmente pela procedência da denúncia.