A OAB Nacional aprovou uma proposta nesta segunda-feira (22) que aumentará o percentual de recursos destinados às seccionais da entidade nos estados. A distribuição, que antes era limitada a 20% da receita, passará a ser de 30% do total. A proposta foi elaborada pelo diretor-tesoureiro da Ordem e ex-presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, em colaboração com representantes de todo o país.
“O Conselho Federal da OAB está constantemente atento e vigilante em relação ao cumprimento de seus compromissos com a advocacia brasileira, em todas as regiões do país. A alteração no percentual de distribuição de recursos é um exemplo disso, demonstrando a necessidade de seguir nossa bandeira de interiorização na prática”, afirmou Campos.
A proposta foi aprovada por unanimidade e foi apresentada em conjunto com o presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, que destacou o trabalho realizado, considerando a complexidade e a necessidade de uma análise detalhada envolvendo a distribuição de recursos. Um dos objetivos da medida é fortalecer o Plano Nacional de Interiorização da Advocacia no país.
“Gostaria de agradecer ao nosso tesoureiro nacional, que tem dedicado toda a atenção para direcionar os recursos da forma mais justa e competente, com grande responsabilidade institucional, buscando a melhor destinação dos recursos em conjunto com as seccionais”, afirmou Simonetti.
Em termos financeiros, essa mudança representa um aumento significativo no volume de recursos disponíveis para as OABs estaduais, possibilitando investimentos e ações em benefício dos advogados.