Juiz LUL22 passando trote telefônico.
— Fabio Wajngarten (@fabiowoficial) May 23, 2023
Foi afastado.
Vergonhoso.
Vexatório para a magistratura. pic.twitter.com/qZW0HoLKNn
João Eduardo Malucelli, advogado e filho do desembargador Marcelo Malluceli, fez uma gravação em vídeo que revela uma ligação recebida do juiz Eduardo Appio, que foi recentemente afastado da operação Lava Jato. Appio ganhou notoriedade por utilizar a senha LUL2022 para acessar sistemas judiciais.
Durante a ligação, Appio se apresenta como “Fernando Gonçalves Pinheiro”, alegando ser um servidor da área de saúde da Justiça Federal, e faz uma ameaça a Malucelli. Uma análise realizada por peritos da Polícia Federal confirmou que a voz pertencia a Appio.
Em um laudo, a Polícia Federal informou: “Com relação ao acesso ao número de telefone utilizado na ameaça ao desembargador federal, a partir da publicação de uma captura de tela do sistema eproc contendo dados sensíveis do advogado, foi constatado que o juiz federal Eduardo Fernando Appio acessou o referido processo judicial duas vezes em 13/04/2023, em um horário muito próximo ao da ligação telefônica suspeita.” Essa informação foi mencionada no voto do corregedor regional da Justiça Federal da Quarta Região, Cândido Alfredo Silva Leal Júnior.
Com base nesse fato e em outros argumentos apresentados pela Justiça, o Tribunal Regional Federal da Quarta Região decidiu afastar o juiz Appio de sua posição na operação Lava Jato.