English EN Portuguese PT Spanish ES

TRT-PA/AP fecha acordo trabalhista no valor mais de 5 milhões de reais

Foto: Divulgação/ASCOM8

jurinews.com.br

Compartilhe

Um acordo inédito com valor de mais de R$ 5 milhões em uma ação civil pública entre Sindicato dos Trabalhadores Extrativistas e empresas Imerys Rio Capim e Pará Pigmentos – grandes empresas que atuam no Pará e Amapá – foi fechado durante audiência que integra a Semana Nacional de Conciliação 2023.

“Esse processo caminha desde 2020, e estava na vice-presidência com recurso de revista. O Sindicato procurou o Cejusc e nós começamos a mediar esse processo. Eu participei de uma assembleia dos trabalhadores no local da prestação do trabalho na mina de Ipixuna no Pará. Foi uma reunião do Sindicato dos Trabalhadores e representantes da empresa, do Nupemec, Cejusc 2º grau”, explicou a desembargadora.

Ela contou que nessa audiência os trabalhadores resolveram aderir a proposta da empresa de conciliar. “Realizamos essa audiência, com a participação do Ministério Público do Trabalho, e o valor que será recebido ficou em R$5.506.699.090. No total, 210 trabalhadores serão beneficiados com o acordo, que tratava de uma ação civil pública que tratava sobre pedido de revesamento. Nós conseguimos conciliar com o esforço dos advogados das partes e do Cejusc segundo grau”, detalhou.

A desembargadora avaliou como positiva a atuação do Cejusc. “Este processo, que envolve duas grandes empresas, que normalmente não costumam conciliar, que levam o processo até a última instância e hoje foi uma intervenção do Cejusc. Nós fizemos várias reuniões antes dessa assembleia realizada na Mina, para que as pessoas entendessem esse processo que já estava em tramitação há mais de três anos”, finaliza.

Redação Jurinews, com informações do TRT-PA/AP

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.