O ex-delegado da Receita Estadual em Londrina, Marcelo Mueller Melle, e o ex-inspetor geral de Fiscalização da Receita Estadual em Curitiba, Luiz Fernandes de Paula, foram absolvidos durante o julgamento realizado no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), na quinta-feira (18). Ambos eram réus na Operação Publicano, acusados de corrupção passiva tributária e organização criminosa.
A Operação Publicano foi deflagrada em março de 2015 pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Paraná (MP-PR). As investigações revelaram um esquema em que servidores da Receita Estadual do Paraná recebiam propina de empresários para evitar autuações por sonegação fiscal.
Na época, Melle e de Paula foram presos sob suspeita de ocuparem cargos de chefia na suposta organização criminosa e de terem recebido propina entre 2010 e 2011.
Os advogados de defesa dos réus emitiram uma nota declarando que “a Justiça foi feita com a absolvição dos acusados” após oito anos de desdobramentos do caso.
O julgamento foi conduzido pela 2ª Câmara Criminal do TJ-PR, tendo como relatores os desembargadores Joscelito Giovani Cé, Mario Helton Jorge e Luis Carlos Xavier.