English EN Portuguese PT Spanish ES

TJ-PA oferece justiça e cidadania a mulheres em vulnerabilidade social

jurinews.com.br

Compartilhe

A 3ª Vara da Infância e Juventude de Belém (TJ-PA) promoverá a ação social Justiça e Cidadania, alusiva ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, no Espaço Novo Tempo, polo do projeto Escrevendo e Reescrevendo Nossa História (PERNOH) no bairro do Umarizal.

A iniciativa será voltada a mulheres em situação de violência doméstica e familiar e em situação de vulnerabilidade social, participantes do projeto Escrevendo e Reescrevendo Nossa História, acolhidas em espaços sociais dos shoppings Castanheira e Boulevard, e mulheres atendidas pelo projeto Alforria, do Instituto de Desenvolvimento Social (IDESO) de Benevides. 

A programação inclui palestras sobre violência doméstica, ministradas por profissionais do Sistema de Justiça, e sobre planejamento familiar, com especialistas da Santa Casa de Misericórdia de Belém. No balcão de direitos, serão emitidos RG, CPF, certidões de nascimento e de óbito e CTPS.

O cuidado pessoal e com a saúde do público feminino será outro foco da ação. As mulheres terão acesso a serviços de cabeleireiro, podólogo, manicure e massagem, bem como a serviços médico, psicológico e de enfermagem gratuitos no local.

O juiz titular da 3ª Vara da Infância e Juventude, Vanderley de Oliveira Silva, afirma que a ação é uma forma de conscientizar a todos(as) do dever que se impõe à sociedade, ao Estado, ao mercado e ao terceiro setor, de realizar ações impactantes e relevantes relacionadas ao cumprimento da lei, numa convergência de parcerias.

“Um projeto como este traz a concretude do sistema jurídico e estabelece a justiça com dignidade”, disse.

O magistrado explica, ainda, que a ação também abrangerá mulheres familiares de jovens socioeducandos(as). “Visa alcançar as famílias dessas pessoas e impactá-las com este empoderamento”, disse.

O evento será promovido pela 3ª Vara da Infância e Juventude de Belém, em parceria com a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), Instituto de Desenvolvimento Social (IDESO) de Benevides, Defensoria Pública Estadual (DPE), Polícia Civil,  organização sem fins lucrativos Pará Solidário, Centro Universitário Fibra, Santa Casa de Misericórdia de Belém, Secretaria de Saúde Pública e Polícia Militar. O espaço Novo Tempo fica na rua Oliveira Belo, no. 515, entre av. Alcindo Cacela e 14 de março no bairro do Umarizal, em Belém.

Escrevendo e Reescrevendo Nossa História (PERNOH)

O PERNOH é uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Pará (TJ-PA), por meio da 3a. Vara da Infância e Juventude e do Ministério Público do Trabalho (MPT). O projeto visa incentivar a reinserção social de jovens e adultos em situação de  risco, ofertando cursos gratuitos aos(às) socioeducandos(as) e à comunidade.

Com informações do TJ-PA

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.