O Tribunal de Justiça de São Paulo realizou nesta segunda-feira (13/2) a solenidade de posse de 99 juízes aprovados no 189º Concurso de Ingresso na Magistratura. Após a seleção, que começou com teste objetivo, seguido por provas discursivas, de sentenças e exames orais, os 99 candidatos realizaram o sonho de integrar a magistratura.
“Tenham sempre isso em mente: o juiz há de ser honrado, há de ser reto, há de ser comprometido com a melhor prestação jurisdicional, buscando sempre a eficiência, que é o binômio da qualidade e da brevidade”, afirmou o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ricardo Mair Anafe, ao dar as boas-vindas aos novos magistrados.
A primeira colocada no certame, Gabriela Afonso Adamo Ohanian, oradora em nome dos empossados, proferiu agradecimentos ao TJSP, à Comissão Organizadora, aos familiares e amigos. “Desejo que saibamos atuar lado a lado com servidores, advogados, defensores, promotores e jurisdicionados. Que possamos aplicar o imperativo, sem descuidar do propositivo. Que tenhamos sensibilidade em ouvir, serenidade ao refletir, maturidade ao julgar. Que não descuremos de nosso papel de servir, com respeito, cordialidade e eficiência”, declarou.
O representante da Ordem dos Advogados do Brasil na Comissão Examinadora, Oreste Nestor de Souza Laspro, falou em nome da Advocacia. “Não economizem no entusiasmo. É uma carreira luminosa. Haverá alguns dias pedregosos. Outros também. E outros piores ainda. Mas nenhuma dificuldade, nenhuma crise, nada, mas nada mesmo, será tão compensador quanto o momento sublime e estupendo em que a justiça se faz”, aconselhou.
A presidente da Comissão do 189º Concurso de Ingresso na Magistratura, desembargadora Silvia Rocha, transmitiu mensagens de cada um dos integrantes da banca examinadora e deu conselhos aos novos magistrados. “Trabalharam árdua e incansavelmente para chegar até aqui e merecem nossos mais efusivos cumprimentos, assim como merecem-nos todos os que os apoiaram e hoje os prestigiam, já que ninguém vence nem é bom sozinho”, disse.
O presidente Ricardo Anafe também recordou os empossados da grandeza do TJ-SP, que responde, sozinho, por 1/4 da movimentação processual do país. “Não percam jamais a humildade e, ao mesmo tempo, sejam altivos sempre que decidirem. Sejam altivos ao presidir os atos, sejam firmes, o que não significa deixar de lado a humildade, o dever de estudar, de ler, de ouvir”, aconselhou o presidente.