English EN Portuguese PT Spanish ES

CNMP cria comissão para acompanhar atuação do MP na defesa da democracia

jurinews.com.br

Compartilhe

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) publicou nesta terça-feira (10) uma resolução para criar a Comissão Temporária de Defesa da Democracia (CTDD), cujo objetivo é acompanhar a atuação do Ministério Público na defesa do Estado democrático de Direito.

Assinada pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, presidente do CNMP, a resolução determina que a comissão será formada por todos os conselheiros nacionais do Ministério Público e terá seus trabalhos secretariados pelo secretário-geral do Conselho.

Cada conselheiro poderá requisitar para auxiliar nos trabalhos até três membros colaboradores ou auxiliares de qualquer uma das unidades ou ramos do MP. O prazo inicial de atuação da Comissão é de um ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período enquanto se mantiverem as razões de sua instituição.

A criação da CTDD ocorre dois dias depois dos atos de terrorismo que deixaram aos pedaços o prédio do Supremo Tribunal Federal, o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto no domingo (8/1).

No mesmo dia, a Procuradoria-Geral da República pediu à Procuradoria da República no Distrito Federal a abertura de investigação e determinou às unidades do MPF de todo o Brasil que atuassem em conjunto com as forças de segurança para evitar que atos de vandalismo ocorram em outras partes do país.

Com informações da Conjur

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.