English EN Portuguese PT Spanish ES

PELAS MÃOS DO ‘POVO’: Lula toma posse como presidente do Brasil e recebe faixa pela 3ª vez

jurinews.com.br

Compartilhe

Com o slogan “União e Reconstrução” para seu terceiro mandato como presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse neste domingo, 1º de janeiro, em Brasília.

Após ser empossado no Congresso Nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu a rampa do Palácio do Planalto, em Brasília, e recebeu a faixa presidencial de cidadãos que representam a diversidade do povo brasileiro. Entre eles estava o cacique Raoni Metuktire, de 90 anos, líder do povo Kayapó, o menino Francisco Carlos do Nascimento e Silva, o professor Murilo de Quadros Jesus, a vigília Jucimara Fausto dos Santos,  o influenciador da inclusão  Ivan Vitor Dantas Pereira, o metalúrgico Weslley Viesba Rodrigues Rocha e a catadora Aline Sousa.

A primeira-dama Janja Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e sua esposa, Lu Alckmin, acompanharam Lula e o grupo na entrada do Palácio. A cadela vira-lata Resistência também subiu a rampa. Ela morava no acampamento de militantes do Partidos dos Trabalhadores em frente à Polícia Federal, em Curitiba, e foi adotada por Janja quando o presidente estava preso na cidade, em 2018.

Antes de chegar ao Palácio do Planalto, Lula decidiu manter o rito presidencial e desfilou a bordo do Rolls-Royce na Esplanada dos Ministérios. O roteiro do dia incluiu juramento no Congresso Nacional e discurso para deputados e senadores.

Após receber a faixa, o novo presidente discursou para apoiadores no Parlatório e iniciou agradecendo os eleitores que combateram a “violência política” durante na campanha eleitoral e disse que vai governar para todos os brasileiros. 

“Vou governar para os 215 milhões de brasileiros e brasileiras, e não apenas para quem votou em mim. Vou governar para todas e todos, olhando para o nosso luminoso futuro em comum, e não pelo retrovisor de um passado”, afirmou. 

“A ninguém interessa um país em intermitente pé de guerra. Chega de ódio, fake news, armas e bombas. A disputa eleitoral acabou. Não existem dois Brasis”, disse.

O presidente se comprometeu a combater “dia e noite” todas as formas de desigualdade no país.

“Na luta pelo bem do Brasil, usaremos as armas que os nossos adversários mais temem: a verdade, que se sobrepôs à mentira; a esperança, que venceu o medo; o amor, que derrotou o ódio. Viva o Brasil, viva o povo brasileiro”, finalizou o discurso.

Depois disso, Lula cumprimentou chefes de Estado e deu posse aos ministros. O novo presidente da República ainda assinou uma série de decretos e medidas provisórias.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.