A Seccional Mineira da OAB abriu as comemorações pelos seus 90 anos de fundação, nesta quinta-feira (10). A celebração reuniu advogadas e advogados de todo o estado e foi comandada pelo presidente da OAB-MG, Sérgio Leonardo, em companhia do presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti.
Durante a celebração foi realizado o lançamento da 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira – Conferência das Liberdades, que será sediada em Belo Horizonte, entre os dias 27 e 29 de novembro do próximo ano, no Expominas.
“É com muita honra e responsabilidade que exerço a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil seção Minas Gerais por ocasião dos seus 90 anos. Uma história gloriosa construída por homens e mulheres, advogados do interior e da capital, sempre focada na defesa da advocacia, mas sem nunca esquecer as missões institucionais dessa instituição, que é a mais importante da sociedade civil organizada. Nós manifestamos o nosso respeito a cada um que contribuiu para a história desta instituição. Tenho certeza que a 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, que será sediada em nossa capital mineira, irá propiciar debates e discussões que trarão inovações para a classe advocatícia brasileira”, afirmou Sérgio Leonardo.
O presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, demonstrou entusiasmo com a realização da 24ª Conferência Nacional da Advocacia em Belo Horizonte. “É uma grande honra, uma grande satisfação vir a Minas Gerais, o estado das liberdades, um marco da liberdade da história brasileira, e poder anunciar a realização da 24ª Conferência Nacional da Advocacia. A Ordem dos Advogados do Brasil é intransigente defensora da democracia brasileira, do Estado Democrático de Direito e das prerrogativas da advocacia brasileira. Não poderia ser diferente. Com essa nova diretoria da OAB mineira podemos realizar uma gestão mais igualitária, sem se confundir com qualquer outro tema, prezando pelas necessidades e anseios da classe”, disse Simonetti.
A vice-presidente da CAA-MG, Vanja Honorina, representando o presidente Gustavo Chalfun, ressaltou a parceria e o trabalho realizado junto a OAB-MG. “É impossível pensar na existência de uma instituição sem correlacionar com a outra, afinal ambas integram o mesmo sistema e existem essencialmente para servir a advocacia”, pontuou.
CONFERÊNCIA DE VOLTA A BH
A última vez que Minas Gerais recebeu a Conferência Nacional da Advocacia foi em 1990, quando a entidade era presidida pelo professor Jair Leonardo Lopes, avô de Sérgio Leonardo, um fato relembrado pelo atual presidente da Ordem no estado, que fez questão de reverenciar a história da instituição e completou seu discurso com as expectativas para o evento em 2023.
“Eu tenho certeza de que, na 24ª Conferência, os debates travados resultarão em inovações para a advocacia brasileira. Não tenho dúvidas de que a forma inclusiva como as discussões serão tratadas trarão mais oportunidades à advocacia”, destacou Sérgio Leonardo.