English EN Portuguese PT Spanish ES

TSE proíbe Carla Zambelli de criar novos perfis nas redes sociais até a diplomação de Lula

jurinews.com.br

Compartilhe

Em decisão nesta quinta-feira (3), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu a deputada federal reeleita Carla Zambelli (PL-SP) de criar perfis nas redes sociais até a diplomação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o que deve ocorrer no dia 19 de dezembro.

O juiz auxiliar da presidência do TSE, Marco Antônio Martin Vargas, fixou uma multa de R$ 100 mil por cada conta nova que venha a ser criada pela parlamentar, em caso de descumprimento da decisão, podendo incorrer ainda na cassação do mandato de deputada federal.

As contas de Zambelli foram suspensas no último dia 1º de novembro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao todo, foram bloqueados os perfis da parlamentar em sete redes diferentes: Youtube, Facebook, Instagram, Twitter, Telegram, Tiktok e LinkedIn.

Na decisão, foram listadas publicações realizadas pela deputada que “atingem a integridade e normalidade do processo eleitoral, incentivando, com base em falsas acusações de fraude, a recusa dos resultados e intervenção militar”.

Para o TSE, as postagens de Zambelli são “ilegais” e “de natureza grave” com “grande potencial” para tumultuar as eleições em andamento – um processo que termina “somente com o ato da diplomação”, em dezembro.

Após a decisão, nesta quinta-feira, Carla Zambelli viajou para os Estados Unidos com o marido, com previsão de retorno para a próxima semana.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.