Durante a sessão ordinária de julgamento, o Colegiado do Conselho da Justiça Federal (CJF) aprovou, por unanimidade, a minuta de resolução que institui o Guia de Gestão de Riscos do Conselho e da Justiça Federal de 1º e 2º graus, processo sob relatoria da presidente do CJF, ministra Maria Thereza de Assis Moura.
O documento deve ser observado e adotado pelos órgãos da Justiça Federal em todos os níveis, sendo aplicável aos processos de trabalho, iniciativas estratégicas, táticas e operacionais.
O referido guia foi elaborado pela Secretaria de Estratégia e Governança do Conselho (SEG/CJF) e aprovado pelo Comitê Permanente de Gestão de Riscos e pelos membros do Comitê Gestor de Estratégia da Justiça Federal.
O objetivo é auxiliar os gestores em identificar, analisar, avaliar, tratar e monitorar riscos, assim como no estabelecimento de controles internos que propiciem sua mitigação.
A produção do guia decorreu de recomendação da Secretaria de Auditoria Interna (SAI) do CJF, após a implementação de ações corretivas relacionadas à gestão de riscos institucionais e de sugestão da unidade para atualização do Manual de Gerenciamento de Risco e do Mapa de Riscos do Conselho.
Processo n. 0000756-31.2019.4.90.8000
Com informações do CJF