English EN Portuguese PT Spanish ES

OAB reafirma apoio a Simonetti após ofensas de Roberto Jefferson e pede acesso de advogados ao ex-deputado na prisão

jurinews.com.br

Compartilhe

Após a OAB Nacional pedir que a seccional da entidade no Rio de Janeiro instaure um processo ético-disciplinar contra o advogado Roberto Jefferson para apurar agressões dirigidas à ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-deputado também proferiu ofensas ao presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, antes de ser preso pela Polícia Federal na noite desse domingo (24).

Os ataques pessoais e mentiras contra o presidente nacional da OAB motivaram o Conselho Pleno da OAB e os colégios de presidentes das Seccionais e das Caixas de Assistência dos Advogados a manifestarem apoio e reconhecimento a Simonetti pela forma “firme, serena e apartidária” com que conduz o Conselho Federal da Ordem.

CONFIRA A NOTA CONJUNTA:

“No atual momento vivenciado no país, em que o processo eleitoral acirra os ânimos de parte dos apoiadores dos candidatos à Presidência da República, reafirmamos nosso integral apoio e confiança na firme, serena e apartidária condução da Ordem dos Advogados do Brasil por seu presidente nacional, o advogado Beto Simonetti.

Sem se afastar do compromisso constitucional, legal e histórico de defender os interesses da sociedade brasileira, o presidente Beto Simonetti tem se dedicado a garantir o pleno e sagrado exercício da advocacia, com a defesa intransigente das prerrogativas profissionais diante da fundamental importância da advocacia em toda sua história.

São, portanto, imerecidas as críticas ofensivas dirigidas à atuação da presidência da OAB, as quais, em verdade, confirmam o acerto da condução apartidária da instituição pela atual gestão.

Simonetti tem de todos nós, legítimos representantes da advocacia nacional, irrestrito apoio para seguir na firme condução da OAB, apoiando as instituições da República na realização de eleições pacíficas e capazes de assegurar o sagrado direito ao voto, de forma livre e consciente, e garantir o respeito ao resultado das eleições.

A legítima liderança e a condução do presidente Beto Simonetti em defesa do Estado Democrático de Direito e da Constituição Federal ressaltam conquistas históricas do povo brasileiro para as quais a Ordem em muito contribuiu e delas não se distanciará jamais”.

ACESSO DOS ADVOGADOS NA PRISÃO

A OAB Nacional apresentou, ainda nesse domingo (24), petição ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para sustentar que a defesa de Roberto Jefferson possa ter acesso a ele. O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, conduzirá pessoalmente a defesa dos argumentos da Ordem no caso.

“A OAB reconhece a gravidade dos atos de Roberto Jefferson, tanto que foi determinada a abertura de um processo ético-disciplinar que pode até mesmo cassar o registro dele na OAB. No entanto, todas as pessoas têm direito a uma defesa qualificada, o que implica poder ser visitado, no estabelecimento prisional, por suas advogadas e advogados”, explica Simonetti.

Na petição, a OAB afirma que é público e notório que Jefferson teve sua prisão domiciliar convertida em preventiva e que ele é advogado regularmente inscrito na OAB-RJ. Na decisão que restabeleceu a prisão cautelar, o ministro determinou que o denunciado fica “proibido de conceder qualquer entrevista ou receber quaisquer visitas no estabelecimento prisional, salvo mediante prévia autorização judicial por este Supremo Tribunal Federal, inclusive no que diz respeito a líderes religiosos, familiares e advogados”.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.