O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) manifestou total apoio ao presidente da entidade, Beto Simonetti, nesta segunda-feira (17), após fala em defesa de uma atuação não partidária da entidade nas eleições.
Desde o início da disputa, Simonetti tem adotado política equidistante do processo eleitoral, evitando assumir posições que enfraqueçam a atuação das instituições eleitorais ou possam se traduzir em apoio a candidatos ou partidos.
A fala de Simonetti na sessão do Conselho ocorreu após o conselheiro federal da OAB-MG Marcelo Tostes cobrar uma atuação da Ordem contra magistrados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Tostes defendeu que os ministros têm atendido pedidos para retirar conteúdos de sites noticiosos e que, segundo ele, estariam “desrespeitando a Constituição”.
No comando da sessão, Simonetti rebateu: “O Conselho Federal da OAB não tem feito outra coisa senão defender a democracia. Fizemos um compromisso com a advocacia de nos mantermos distantes do processo político-partidário. Não queira trazer a esse plenário a contaminação para que a OAB seja arrastada para dentro desse processo”.
Concluída a fala, os demais conselheiros ovacionaram, aplaudindo de pé, o presidente da OAB Nacional.