English EN Portuguese PT Spanish ES

CANDIDATO À REELEIÇÃO Governador de Alagoas é afastado do cargo pelo STJ após operação da PF

jurinews.com.br

Compartilhe

A Polícia Federal cumpre nesta terça-feira (11) mandados de busca e apreensão contra o governador de Alagoas Paulo Dantas (MDB), candidato à reeleição que disputa o segundo turno. A operação foi autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que também determinou o afastamento de Dantas do seu cargo.

Além da realização de buscas na sede do governo de Alagoas, a PF também cumpre busca e apreensão em um hotel de São Paulo onde Dantas estava hospedado nesta terça-feira. Na decisão, a ministra Laurita Vaz determinou o afastamento de Paulo Dantas pelo prazo inicial de 180 dias e também o bloqueio de R$ 54 milhões dos alvos investigados.

A investigação, ainda em sigilo, aponta a ocorrência dos crimes de organização criminosa, peculato e lavagem de dinheiro. O STJ informou que a decisão seguirá em sigilo, mas confirmou o afastamento do governador do estado.

“Portanto, fica a Autoridade Policial Federal e o Ministério Público Federal autorizados a divulgarem nota explicativa acerca do atual estágio da investigação em curso, sem exposição de nomes ou qualquer outro elemento de informação que possa comprometer a defesa da intimidade ou interesse social em questão, em especial, o êxito das investigações em curso, mas esclarecendo que entre as medidas cautelares autorizadas está a determinação de afastamento do cargo do atual Governador do Estado de Alagoas”, diz a decisão assinada pela relatora, ministra Laurita Vaz.

A investigação apura desvios de recursos da Assembleia Legislativa de Alagoas, da qual Dantas foi deputado até maio deste ano, quando foi eleito indiretamente ao cargo de governador após a renúncia de Renan Filho (MDB-AL). Os fatos sob investigação teriam ocorrido entre 2019 e 2021. A apuração teve início na primeira instância.

Após a obtenção de provas, a 17ª Vara Criminal de Maceió determinou o envio do caso para o Superior Tribunal de Justiça por causa do foro privilegiado.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), foram cumpridos 31 mandados de busca e apreensão em imóveis vinculados aos investigados. As medidas cautelares incluem ordem de sequestro de bens e valores que chegam a R$ 54 milhões.

MANDATO TAMPÃO

O governador é apoiado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) e assumiu o comando do Executivo estadual em um mandato-tampão em maio após a renúncia de Renan Filho (MDB) que saiu para disputar o Senado. Ele disputa o segundo turno contra Rodrigo Cunha (União), que tem o apoio do presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL).

Em disputa por sua reeleição, Dantas terminou o primeiro turno, disputado em 2 de outubro, com 46,64% dos votos, contra 26,79% de Cunha. Apesar do afastamento determinado pelo STJ, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) informou que a disputa no segundo turno segue normalmente.

Até então deputado estadual, Paulo Dantas (MDB) foi eleito, em 15 de maio, governador alagoano em votação indireta feita pela Assembleia Legislativa para um mandato tampão até 31 de dezembro.

A assessoria do governo de Alagoas informou que só irá se manifestar quando tiver acesso ao conteúdo da decisão judicial.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.