English EN Portuguese PT Spanish ES

UMA SÓ ADVOCACIA: OAB leva Plano Nacional de Interiorização à advocacia de Goiás

jurinews.com.br

Compartilhe

Visando fortalecer o projeto de descentralização das ações em prol da advocacia, o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti apresentou, na manhã desta terça-feira (13), durante o 44° Colégio de Presidentes de Subseções da OAB-GO, o ‘’Plano Nacional de Interiorização da Advocacia’’ para o triênio 2022-2025. Ele esteve acompanhado do diretor-tesoureiro, Leonardo Campos, e do coordenador Nacional de Interiorização da Advocacia, João de Deus Quirino Filho.

O encontro foi conduzido pelo presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, juntamente com os demais diretores da Seccional goiana da Ordem, conselheiros federais, Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Escola Superior de Advocacia (ESA-GO) e Tribunal de Ética e Disciplina (TED).

O Plano Nacional de iniciativa do Conselho Federal da OAB tem o intuito de humanizar a categoria garantindo a dignidade da advocacia do interior do país. ’’A interiorização da advocacia era algo muito esperado por toda a advocacia brasileira. Essa medida vetoriza a nossa gestão no sentido de levar dignidade para a advocacia do interior e faz valer a primicia de que não há advogado de primeira e segunda classe no Brasil. É o que estamos fazendo, desencastelando o Conselho Federal, saindo do Planalto Central e visitando o interior de todo o Brasil’’, explicou Beto Simonetti. 

Destacando a importância da iniciativa para o estado de Goiás, o presidente da OAB-GO, Rafael Lara, comentou sua satisfação com o projeto. ‘’Uma pauta importante para toda a advocacia do estado de Goiás, com muitos temas a serem debatidos. A diretoria do Conselho Federal, tem de fato, reconquistado a posição da OAB Nacional sob o ponto de vista político institucional. E mais do que isso, tem realizado um trabalho efetivo para a advocacia brasileira. Sem dúvida nenhuma, o projeto que está sendo aqui lançado, comprova e demonstra esse compromisso da atual gestão com a advocacia do nosso país’’, completou Rafael Lara.

DESCENTRALIZAR AS AÇÕES

O diretor tesoureiro da OAB Nacional, Leonardo Campos, disse que a interiorização reúne ferramentas para extrair dos profissionais da advocacia o verdadeiro cenário da atividade. “Efetivar essa missão é um dos principais pilares dessa gestão e já estamos fazendo isso. É descentralizar, é tornar participativas as atividades do Conselho Federal, fazendo com que ele tenha menos de Brasília e mais de Brasil. É somente ouvindo o advogado que milita na comarca, que visita o fórum, que vive os problemas e as verdadeiras agruras da profissão, que poderemos traçar o panorama mais fiel da classe”, elencou.

Já o coordenador Nacional de Interiorização da Advocacia, João de Deus, por sua vez, lembrou sua experiência na coordenação de interiorização da OAB-PB e também como presidente da subseção de Cajazeiras, no sertão paraibano. “Não há e nem deve haver diferenciação do colega que milita no interior com aquele que atua na capital. Com o auxílio dos 27 coordenadores seccionais, vamos colher o máximo possível de informações sobre a realidade da advocacia nos rincões e interiores para agirmos de modo efetivo. E toda a estrutura funcional e orgânica da OAB está irmanada conosco nesse projeto, sejam as Escolas Superiores da Advocacia, sejam as Caixas de Assistência, é um sistema trabalhando junto. Nossa linha de comunicação está aberta para que cada advogado brasileiro nos procure com suas demandas e resgate a sensação de pertencimento à Ordem, de que não é apenas um boleto de anuidade a ser pago”, disse o coordenador.

Também participaram do encontro o vice-presidente da OAB-GO, Thales José Jayme; a secretária-geral, Talita Silvério Hayasaki; a secretária-geral adjunta, Fernanda Terra de Castro Collicchio; o diretor-tesoureiro, Eduardo Alves Cardoso Júnior; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-GO), Jacó Coelho; o coordenador de Interiorização da OAB-GO e ex-presidente da subseção de Formosa, Marco Aurélio Basso de Matos Azevedo; a conselheira federal Layla Milena Oliveira Gomes; conselheiros seccionais, presidentes de subseções e outras autoridades.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.