O Tribunal Superior do Trabalho (TST) irá prestar uma homenagem póstuma à memória do advogado Simonetti Filho. A partir de agosto, o espaço destinado aos operadores do Direito, no edifício-sede da Corte, localizado no 1º andar do Bloco A, será chamado “Sala dos Advogados Alberto Simonetti Cabral Filho”.
A iniciativa foi proposta pelo presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, ministro Emmanoel Pereira, e aprovada pelo Órgão Especial da instituição no início de julho.
“O homenageado era sempre alegre e espirituoso, um advogado que amou a OAB e conhecia como poucos os valores da advocacia. Nacionalizar seu nome é o mínimo que podemos fazer em homenagem a ele e sua família”, enfatizou o presidente do TST.
Alberto Simonetti Cabral Filho é pai do atual presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, e do presidente da Caixa de Assistência aos Advogados do Amazonas (CAA-AM), Alberto Simonetti Cabral Neto, que também foi presidente da seccional.
Alberto Simonetti Cabral Filho nasceu em 27 de novembro de 1946, em Manaus. Foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional Amazonas, entre os anos de 1993 e 2006. Em 1974, fundou o escritório Simonetti & Paiva Advogados, o segundo a obter registro na OAB-AM. Em 1976, tornou-se advogado de ofício da Justiça Militar e o primeiro defensor público do estado do Amazonas.
Exerceu ainda a função de juiz eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e presidiu a seccional da OAB no Amazonas por quatro mandatos. Faleceu em 2008 e, até os dias atuais é lembrado por sua dedicação e militância na advocacia.