A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, deu 72 horas para que a Apple dê explicações sobre a segurança dos Airpods, seus fones de ouvido por bluetooth.
A notificação foi realizada nesta segunda-feira (30), depois que um casal nos Estados Unidos processou a empresa alegando que o filho de 12 anos teve danos auditivos irreversíveis. Segundo eles, defeitos nos Airpods seriam a causa do problema.
“Estamos investigando possível defeito e consequente risco à saúde e segurança dos consumidores brasileiros. A intenção é que a empresa aja com transparência e colabore com as autoridades nacionais e internacionais para esclarecimento imediato do caso”, afirmou o ministro da Justiça, Anderson Torres.
De acordo com a Senacon, a medida foi tomada porque a Apple não deu explicações aos consumidores e autoridades brasileiras sobre os riscos do produto, assim como fez nos Estados Unidos.
“O artigo 10 do Código de Defesa do Consumidor diz que o fornecedor não pode colocar no mercado produto ou serviço que apresente alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança”, destacou o órgão em comunicado.
Com informações do Poder360