O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, reafirmou, neste 31 de março, o compromisso da entidade com o Estado de Direito e com o sistema eleitoral vigente. Ele lembrou a atuação de grandes advogados do passado que trabalharam em favor dos direitos e das garantias individuais e ajudaram a construir a história da OAB, maior entidade civil do país.
Abaixo, segue a íntegra da manifestação do presidente da OAB:
“A OAB reafirma, neste 31 de março, o seu compromisso com o Estado de Direito, as garantias individuais, o modelo federativo, o voto periódico, secreto e universal, a independência e a harmonia entre os Poderes e a defesa do sistema eleitoral, que tem assegurado a continuidade da democracia no país.
O trabalho aguerrido dos grandes nomes do passado em favor da cidadania é o responsável pela grandiosidade da OAB no presente, maior entidade civil do país. Advogados como Sobral Pinto, Seabra Fagundes, Raymundo Faoro, Bernardo Cabral, Evandro Lins e Silva e Márcio Thomaz Bastos personificam a atuação da advocacia em favor da retomada do habeas corpus, da anistia e da redemocratização.
A OAB contestou o AI-5, o fechamento do Congresso Nacional e as prisões políticas e protagonizou a luta pela democracia, enfrentando, inclusive, um atentado a bomba dirigida ao presidente da entidade, que levou a vida da funcionária Lyda Monteiro e deixou outras pessoas feridas.
A OAB, voz constitucional da cidadania, pauta sua atuação na defesa da Constituição, da advocacia e da sociedade civil, o que pressupõe compromisso e atuação permanente em manter a estabilidade do Estado de Direito.”
Beto Simonetti, presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
Com informações da OAB