Em dia histórico para a advocacia do Espírito Santo, a nova diretoria da OAB-ES para o triênio 2022-2024, comandada por José Carlos Rizk Filho, foi empossada neste sábado (26) quando se comemorou os 90 anos da instituição.
Com grande participação de advogados, advogadas, dirigentes de Ordem e autoridades, no Centro de Convenções de Vitória, o momento destacou a trajetória de nove décadas da OAB-ES e o futuro com a nova gestão que se inicia.
“Começo rendendo homenagens à estrela da noite, essa senhora de 90 anos, a OAB do Espírito Santo. No dia 26 de março de 1932, em reunião no edifício do Fórum de Vitória, foi criada a Ordem no Estado. Essa senhora corajosa de 90 anos enfrentou grandes lutas. Como não lembrar de Agesandro da Costa Pereira, ex-presidente da OAB-ES, e de sua luta contra o crime organizado, como esquecer as bombas achadas na sede da Ordem e do Fórum Permanente contra a violência e a impunidade. Honrado sou eu em estar à frente da OAB Espírito Santo em seu nonagenário”, iniciou Rizk Filho.
Emocionado, o presidente lembrou de sua reeleição para estar à frente da OAB neste nova gestão. “Fomos eleitos em 2018 entoando a renovação. E reeleitos em 2022 porque a renovação continua acontecendo. Olhando para a frente, porque para a frente é que se anda”, ressaltou.
Além disso, Rizk lembrou das dificuldades para continuar trabalhando durante o período mais grave da pandemia e pontuou algumas das importantes conquistas no primeiro mandato, citando especialmente a luta contra a extinção/integração de 27 Comarcas: “A OAB nunca se furtou a falar o óbvio: não se fecham fóruns. Se abrem portas do judiciário para acesso ao cidadão do Espírito Santo”, disse.
“Mas é preciso olhar para frente e para as novas lutas que ainda precisam ser encampadas. As boas lutas estão aí para serem enfrentadas. Precisamos de uma OAB apartidária, mas nunca omissa, respeitosa com as entidades, mas não conivente, e, acima de tudo, sempre voltada para a classe e a sociedade”.
Além do presidente Rizk Filho, compõem a diretoria da OAB-ES a vice-presidente Anabela Galvão, o secretário-geral Alberto Nemer Neto, a secretária-geral Adjunta Silvia Hansen e o diretor-tesoureiro Anderson Félis. A Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo (CAAES) é presidida por Ben-Hur Farina.
SIMONETTI DESTACA ATUAÇÃO DA OAB-ES
O presidente nacional da OAB Nacional, Beto Simonetti, empossou a nova diretoria e os conselheiros da seccional da Ordem no Espírito Santo.
A reeleição de Rizk foi destacada por Simonetti. “Toda reeleição é, antes de tudo, o reconhecimento de um trabalho bem sucedido. Sua reeleição é um atestado de confiança que renova o nosso compromisso máximo: o pacto absoluto em prol dos interesses da advocacia e da defesa dos valores republicanos e democráticos”, afirmou.
O presidente nacional da OAB afirmou que essa é a marca da gestão de Rizk Filho à frente da OAB do Espírito Santo. “Os mais de 23 mil advogados militantes no Espírito Santo confiam aos empossados a árdua missão de pugnar pela Justiça e pela valorização da classe. A tarefa é desafiadora. No entanto, muito mais do que um trabalho, servir a Ordem é uma honra, é um ato de amor”, garantiu.
Destacou, também, o legado da instituição, que completou 90 anos. “Desde a sua criação, em 1932, a OAB Espírito Santo representa a bravura e o destemor que nunca faltaram ao povo capixaba. Terra de mulheres e de homens desbravadores”.
DIRETORIA NACIONAL COM DNA CAPIXABA
Beto Simonetti também destacou que tem ao seu lado a capixaba Sayury Otoni, secretária-geral do Conselho Federal da OAB. “Tenho muito orgulho de contar com a bravura de uma grande capixaba que assumiu comigo a missão de dirigir o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Sayury é grande pensadora do direito. É uma advogada brilhante. É professora, educadora e, certamente, uma grande dirigente que o Conselho Federal terá, de agora em diante, em seus quadros”.
MEDALHA 90 ANOS DA OAB-ES
Durante a posse, a OAB-ES ainda homenageou, com uma medalha especial de seus 90 anos, o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, o decano do Conselho Federal da OAB e presidente do Fida, Felipe Sarmento, e o ex-conselheiro federal e do CNJ Luiz Cláudio Silva Allemand. Ele, atualmente, representa o Conselho Federal da OAB no Conselho da Justiça Federal (CJF).