O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, disse nesta terça-feira 8, que não há democracia plena sem a participação feminina nas diversas esferas de poder. Fachin discursou pouco depois de empossar Ricardo Lewandowski como novo ministro efetivo do TSE. A declaração foi feita em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres.
“A democracia, para ser plena, tem que apresentar a sua face feminina. Não se pode imaginar uma sociedade sem os direitos das mulheres, assim como não se pode admitir a condução da política brasileira sem a presença delas”, disse o ministro.
De acordo com ele, comemorar o 8 de Março significa refletir sobre os desafios que ainda são enfrentados pelas mulheres na sociedade brasileiras, como a baixa representatividade em diferentes setores.
“A busca pela igualdade formal e material entre mulheres e homens, na sociedade brasileira, é o único caminho que a Constituição de 1988 indica. Por isso, não basta a esperança e a vontade, é dever de todas e todos nós agirmos pela Constituição”, afirmou.
Por fim, o ministro anunciou que a Corte criará uma medalha para homenagear “as mulheres que contribuem para fomentar a face feminina da democracia brasileira”. Ainda não há data para a implantação da iniciativa.
Com informações do Poder360