A diretoria da OAB Rio Grande do Sul para o triênio 2022-2024, liderada pelo presidente Leonardo Lamachia,foi empossada nesta quarta (16), em Porto Alegre. A solenidade foi marcada pela reafirmação de compromissos com a advocacia gaúcha.
Além da presidência de Lamachia, também foram empossados a vice-presidente, Neusa Bastos; o secretário-geral, Gustavo Juchem; a secretária-geral adjunta, Karina Contiero Silveira; e o tesoureiro, Jorge Luiz Dias Fara.
Em seu discurso, Lamachia afirmou que haverá uma grande defesa das prerrogativas da advocacia. “Quem atenta contra a independência e a liberdade de trabalho do advogado, atenta contra o próprio Estado Democrático de Direito. É fundamental o respeito das autoridades às normas constitucionais”, completou. A chapa liderada por Lamachia foi eleita com 70% dos votos em novembro de 2021, com a indicação de quase 30 mil advogados e advogadas.
Ele reforçou que a OAB-RS seguirá sendo imparcial, isenta e plural. Haverá a defesa dos Direitos Humanos e a intransigente defesa da liberdade de imprensa. “A advocacia gaúcha é qualificada, combativa e respeitada em todo o país, assim como a Ordem do Rio Grande do Sul”, acrescentou.
Lamachia pontuou outras três bandeiras que terão destaque na atual gestão: combate à criação de novos cursos de Direito, luta contra qualquer tentativa de aumento de carga tributária e o ativismo judicial em setores do Poder Judiciário.
O vice-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Rafael Horn, destacou o trabalho referencial da OAB-RS ao longo dos anos. Horn frisou que o momento é de união para defesa da classe, já que a pandemia prejudicou milhares de advogados a advogadas. “São muitos e enormes desafios. Cabe a nós representar uma classe indispensável à administração da Justiça e seguir lutando pela defesa das nossas prerrogativas e dos direitos da cidadania e para a defesa do Estado Democrático de Direito”, complementou Horn.
Na cerimônia também tomaram posse os integrantes do conselho estadual da OAB/RS para igual período de 2022-2024, bem como os conselheiros federais do Rio Grande do Sul e os integrantes da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS).