O Procon de São Paulo anunciou que multará a Itapemirim Transportes Aéreos pela suspensão abrupta de serviços da companhia na última sexta-feira (17).
O órgão afirma que a resposta da empresa a seus questionamentos não atendeu às expectativas e que a multa, que pode chegar a R$ 11 milhões, será aplicada diante do desrespeito aos consumidores.
Ainda segundo o Procon, mais de 133 mil passageiros –considerando viagens de ida e volta no período de 17 de dezembro a 17 de fevereiro– foram afetados pelo problema, segundo resposta da companhia.
“Diante da gravidade da situação, a empresa deve dar uma solução imediata aos passageiros –seja a realocação em outro voo ou a devolução dos valores. A equipe de fiscalização aplicará multa e estão sendo analisadas providências no âmbito criminal”, disse o Procon.
Nas respostas ao Procon, a ITA afirmou que projeta retomar suas atividades em 17 de fevereiro de 2022.
A empresa teve 24 horas, encerradas nesta terça-feira (21) às 18h, para informar ao Procon quais providências seriam tomadas. De acordo com o órgão, a empresa limitou-se a afirmar que dará o apoio e realizará o reembolso dos afetados.
A Itapemirim informou que pouco mais da metade dos passageiros com viagens agendadas até dia 31 de dezembro já haviam sido reacomodados em voos de outras companhias ou tiveram os valores reembolsados, e que o prazo para depósito dos valores depende da operadora de cartão do consumidor.
A empresa também vem oferecendo passagem de ônibus –a viação do grupo segue operando– e diz que a prioridade para acomodações em outras empresas são para passageiros em trânsito que precisam retornar para casa.