Aos 49 anos, casada, mãe de duas filhas, a professora e advogada criminalista Maria Patrícia Vanzolini Figueiredo será a primeira mulher a presidir a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional São Paulo, a maior do país. Ela foi eleita, nesta quinta-feira (25), em eleições diretas pelos advogados paulistas, com mais de 64 mil votos (35,80%) e assumirá o comando da OAB-SP pelos próximos três anos a partir de janeiro de 2022.
“Mais do que representar a primeira mulher no comando da maior seccional do país, reconheço o peso da responsabilidade que é reconstruir a OAB com meu compromisso de atuar na defesa intransigente das prerrogativas de todos os advogados e da valorização da profissão, do primeiro ao último dia de meu mandato”, afirmou Vanzolini.
Uma de suas principais bandeiras de campanha é promover a modernização da seccional paulista da OAB. “É assustador como uma entidade desse tamanho, com esse orçamento, uma receita de R$ 344 milhões, um orçamento que é maior que metade dos municípios de São Paulo, não tem procedimentos de transparência, de compliance, de boas práticas, de fiscalização de contratos, de fiscalização de contratações, enfim, processos de governança”
Uma das fundadoras do Movimento M133, ela concorreu à vice-presidência da OAB-SP em 2018. A criminalista foi vice-presidente da Associação dos Advogados Criminalistas de São Paulo (ABRACIM-SP).
Patrícia é graduada em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), tem mestrado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e doutorado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014).
É advogada sócia do escritório – Brito, Vanzolini e Porcer Advogados Associados. Atua ainda como professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do Complexo Educacional Damásio de Jesus.
Após a vitória, ela escreveu em suas redes sociais: “A nossa hora chegou e a mudança vai começar! Hoje é um capítulo importante na minha vida e na história da OAB/SP, serei a primeira mulher a presidir a Ordem. Vamos trabalhar para fazer uma gestão séria, eficiente e transparente. Unidos, vamos construir uma OAB que nos dê orgulho e que faça a diferença na vida dos advogados”.