Advogados que integram as Comissões da OAB Pernambuco estão sendo “intimados” pela atual gestão para participar de eventos promovidos em apoio a Fernando Ribeiro Lins e Ingrid Zanella, respectivamente, pré-candidatos a presidente e vice-presidente. É o que aponta a representação protocolada junto à Comissão Eleitoral Nacional do Conselho Federal da OAB pelo movimento “A Ordem é Renovar”, de oposição ao grupo que comanda a OAB-PE desde 2007.
A representação por conduta vedada mostra fatos que comprovam o uso de canais institucionais da Seccional pernambucana para arregimentar apoiadores para o movimento “Advocacia Mais Unida”, liderada pelo presidente da OAB-PE Bruno Baptista e seus candidatos Fernando Ribeiro e Ingrid Zanella.
“É claro perceber que os representados que fazem parte da atual gestão estão utilizando os serviços dos canais de comunicação institucionais da OAB-PE em benefício de pré-campanha com o nítido desvio das finalidades institucionais (art.12, inciso I) bem como realizando a promoção pessoal de candidatos nos canais institucionais da OAB, o que constitui conduta vedada”, diz um trecho da representação.
A comprovação dos fatos é feita através de prints de WhatsApp dos grupos institucionais da Comissão de Empreendedorismo Jurídico e Comissão de Direito Eleitoral (veja na imagem).
“Os prints acima não deixam margem para dúvidas de que os representados se utilizam dos grupos institucionais com absoluto desvio de suas finalidades para promoção do Movimento encabeçado pelo atual presidente da Caixa de Assistência da OAB/PE e da Vice-Presidente da OAB/PE, para promovê-lo em prol da eternização do grupo atual no comando da entidade. A intenção da promoção de candidaturas, vedada no inciso I do art.12 do Provimento 146/2011, é nítida e deve ser rechaçada por essa d. Comissão Eleitoral”, consta no pedido de liminar protocolado na última quinta-feira (15)
Informações apuradas pela JuriNews dão conta de milhares de nomeações de membros para as Comissões da OAB-PE nos últimos meses, como forma de manter um grande número de advogados ligados à atual gestão.
Um desses membros, que preferiu não ser identificado, relata o que vem acontecendo: “É constrangedor participar do grupo da Comissão que é para discutir os problemas e apontar soluções para nossa atuação no mercado, mas, ao contrário disso, o que estamos recebendo quase que diariamente são mensagens intimidatórias para participar de eventos de apoio ao pré-candidato do presidente”, contou.
Confira aqui a Representação