O legado da advogada Fides Angélica que tornou-se a primeira mulher a exercer o cargo de presidente de OAB no Brasil, estando à frente da Seccional Piauí ainda na década de 80 (1987-1989) e por outros dois mandatos (1991-1994), poderá ter continuidade a partir desta eleição com a advogada Nara Letícia, pré-candidata à Presidência da OAB-PI.
Após rompimento com o atual presidente Celso Barros, Nara Letícia vem levantando a bandeira de renovação e do voto feminino e desponta como forte nome na disputa, de acordo com as mais recentes pesquisas junto à advocacia piauiense.
Com atuação na área previdenciária e no exercício da função de secretária-geral adjunta e corregedora-geral da OAB Piauí, Nara Letícia diz que tem trabalho e serviço prestado que a credencia a pleitear a Presidência. “Quem me conhece sabe do meu empenho e todos os desafios que enfrentei no exercício da advocacia e das funções que exerço na OAB Piauí me tornaram mais forte e preparada para ser a próxima presidente”, disse Nara Letícia à JuriNews.
Segundo ela, a adesão ao seu nome reúne hoje apoiadores de todas as áreas da advocacia piauiense que buscam uma nova opção para conduzir os destinos da OAB.
“Vamos construir uma nova história de protagonismo na OAB Piauí. Estamos superando muitos desafios e quebrando paradigmas, como o discurso de que mulher não vota em mulher. Tenho muito orgulho de dizer que hoje tenho apoio forte de toda a advocacia do meu Estado, não apenas por ser mulher, mas por confiarem em meu trabalho”, frisou.
Atualmente, apenas a OAB Amazonas é comandada por uma mulher. Grace Anny Benayon foi eleita vice-presidente e no início deste ano assumiu a Presidência daquela Seccional.