A corrida sucessória para a Presidência da OAB-PE começou numa disputa frenética e será uma das mais acirradas do país. Duas pré-candidaturas polarizam a eleição e o cenário mostra uma tendência de crescimento da oposição.
A JuriNews teve acesso, em primeira mão, a pesquisa do Instituto Exatta que entrevistou 1.000 advogados na capital e em 25 subseccionais no interior. Essa é, até o momento, a maior pesquisa já realizada para eleição da OAB em Pernambuco.
O pré-candidato de oposição Almir Reis lidera com 18,78% seguido pelo pré-candidato de situação Fernando Ribeiro com 16,22%. Dentro da margem de erro da pesquisa os pré-candidatos estão empatados tecnicamente.
O atual presidente da OAB-PE Bruno Batista (5,48%), Ingrid Zanella (3,51%) e Fernanda Rezende (1,64%) também são citados. 45,90% dos entrevistados ainda não sabem em que votar ou preferiram não responder.
Na estimulada, Almir Reis também lidera com 27,16% empatado tecnicamente com Fernando Ribeiro que registrou 26,67% das intenções de votos. 40,36% ainda não sabem em que votar ou preferiram não opinar.
No quesito rejeição, Fernando Ribeiro tem 18,89% enquanto Almir Reis aparece com 13,15%. Para 27,87% dos entrevistados, eles não rejeitam nenhum dos dois pré-candidatos e 40,43% não sabem ou preferem não opinar.
Advogados pernambucanos ouvidos pela JuriNews relatam que a pré-campanha segue em ritmo intenso mobilizando a categoria e que a eleição será disputada voto a voto.
Vamos continuar acompanhando.