No rol do seleto grupo de advogados que integram os Comitês Gestores do Conselho Nacional de Justiça, chamou a atenção dos operadores do Direito a escolha dos advogados Marcus Vinicius Vita e Arnoldo de Paula Wald, do Wald, Antunes, Vita e Blattner Advogados, para integrar o recém- criado Comitê Gestor de Conciliação.
A Portaria nº 193, de 30 de julho, trouxe a composição do novo grupo com a indicação de apenas nove advogados de um total de 38 membros. A participação de dois integrantes do mesmo escritório vem sendo considerada um privilégio em detrimento de outros profissionais especializados na temática no Brasil.
“Ao tomar conhecimento desse fato fiquei perplexo com a condição diferenciada do escritório dentro do nosso grupo. É, de fato, um privilégio”, afirmou à JuriNews um dos integrantes do Comitê Gestor que preferiu não se identificar.
De acordo com o CNJ, o Comitê Gestor da Conciliação terá o papel de dar efetividade ao projeto de divulgação e incentivo a métodos de solução de conflitos. O grupo, presidido pelo conselheiro Marcos Vinícius Jardim Rodrigues, irá colocar em execução medidas para garantir a continuidade do Movimento pela Conciliação
Também fazem parte do comitê os conselheiros Candice Lavocat Galvão Jobim e Rubens de Mendonça Canuto Neto e o ministro Marco Aurélio Buzzi, do STJ, ao lado de desembargadores, juízes, promotores e advogados.
O conselho ainda será responsável por toda a divulgação e incentivo da solução de conflitos, além de organizar e implementar ações para a promoção da Política Pública de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos.
Confira aqui a Portaria do CNJ