O desembargador federal Walter Nunes da Silva Júnior foi reconduzido como membro titular do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária para um novo mandato de dois anos. A nomeação foi formalizada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.
O magistrado, que já integrava o conselho, acumula experiência como professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e exerceu o cargo de corregedor do Presídio Federal de Mossoró. Atualmente, coordena na UFRN o projeto de pesquisa “Criminalidade Violenta e Diretrizes para uma política de segurança pública”, que elaborou diagnóstico detalhado do sistema penitenciário potiguar.
O trabalho acadêmico gerou recomendações encaminhadas ao Comitê Estadual responsável por implementar medidas para superar o estado de coisas inconstitucional reconhecido pelo STF no sistema prisional. Recentemente, o desembargador Glauber Rêgo, supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização, e o secretário de Administração Penitenciária, Helton Edi, enviaram ofício ao reitor da UFRN, José Daniel Diniz, agradecendo as contribuições da equipe de pesquisa.