A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amapá (OAB-AP), inaugurou nesta terça-feira (5) a subseção no município de Oiapoque, extremo norte do país. A cerimônia marca um momento simbólico e histórico para a advocacia brasileira, reforçando o compromisso da OAB Nacional com a integração da classe em todos os cantos do território nacional.
A iniciativa é parte do projeto de interiorização liderado pelo presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, que destacou a importância da presença institucional da Ordem “de norte a sul do país”. Para Simonetti, a instalação da subseção em Oiapoque representa mais do que um marco físico: simboliza a união da advocacia brasileira e o fortalecimento da democracia por meio da ampliação do acesso à justiça.
O presidente da OAB-AP, Israel da Graça, que assumiu a gestão há apenas oito meses, celebrou a conquista. Segundo ele, a subseção de Oiapoque faz parte de um projeto grandioso de integração e cooperação da advocacia brasileira com países vizinhos, como a Guiana Francesa e o Suriname.
“É no Oiapoque que começa o Brasil. Esta subseção representa uma estrela de esperança para o país. A cidade tem vocação para ser protagonista econômica do Brasil, sobretudo com as perspectivas promissoras da prospecção de petróleo. Os royalties advindos disso poderão contribuir para resolver problemas estruturais do Brasil, como saneamento, previdência, saúde e educação”, afirmou Israel.
Durante a cerimônia, o presidente da seccional também destacou o papel essencial dos advogados e advogadas da região, que atuam como verdadeiros guardiões dos direitos da população local. “Eles levam a voz do povo do extremo norte ao sistema de justiça e merecem uma estrutura mais digna e um amparo institucional que os fortaleça”, completou.
A subseção representa um passo importante para garantir melhores condições de trabalho aos profissionais da advocacia em Oiapoque e promover maior efetividade na defesa dos direitos dos cidadãos na fronteira norte do Brasil.