A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB-SE) anunciou, nesta segunda-feira (4), a adoção de medidas emergenciais após o presidente da entidade, Danniel Alves Costa, diretores e funcionários serem alvo de graves ameaças de morte por parte de um advogado suspenso.
Segundo nota divulgada pela instituição, o autor das ameaças já está afastado do exercício da profissão por responder a processos ético-disciplinares no Tribunal de Ética e Disciplina (TED). Nesta manhã, ele teria invadido a sede da OAB-SE, proferido xingamentos contra o presidente e ameaçado diversos presentes, afirmando estar armado com uma faca.
Testemunhas relataram que o advogado afirmou que “poderia matar qualquer um e que nada aconteceria porque ele é advogado”, além de declarar que “ia dar um tiro no presidente” e que voltaria ao local às 14h para cumprir as ameaças.
Diante da gravidade da situação, o presidente Danniel Costa determinou a suspensão do expediente externo e das atividades institucionais na tarde desta segunda-feira, além da instauração imediata de um novo processo ético-disciplinar. A OAB-SE também decretou a suspensão preventiva do advogado e o proibiu de acessar qualquer dependência da instituição no estado.
A Seccional ressaltou que está tomando todas as medidas cabíveis nas esferas cível, criminal e disciplinar para garantir a segurança de seus membros e colaboradores.
“A OAB-SE repudia veementemente qualquer ato de violência e intimidação e reafirma seu compromisso inabalável com a ética, a ordem e a segurança de seus membros e colaboradores”, diz a nota oficial.