English EN Portuguese PT Spanish ES

Projeto de lei no Senado proíbe que advogados atuem em tribunais onde parentes são juízes ou promotores

jurinews.com.br

Compartilhe

Um projeto de lei protocolado no Senado Federal pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO) busca proibir que advogados atuem em tribunais onde juízes ou membros do Ministério Público sejam seus familiares. A medida, que se estende a parentes de até terceiro grau, tem como objetivo fortalecer a percepção de imparcialidade do Judiciário.

“É preciso reforçar o ambiente de confiança e credibilidade no Poder Judiciário, que justamente tem como função típica resolver conflitos observando a imparcialidade e a legalidade estrita”, defende o autor do projeto na justificativa.

Atualmente, a legislação já prevê o impedimento de um juiz em julgar uma causa em que um parente atue como advogado. No entanto, a nova proposta vai além, criando uma barreira para a própria atuação do advogado em todo o tribunal, e não apenas no processo específico de seu parente.

A proibição se aplicaria a cônjuges, companheiros e parentes, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau. O projeto de lei agora aguarda análise nas comissões temáticas do Senado. Se for aprovado, seguirá para votação no plenário da Casa e, posteriormente, para a Câmara dos Deputados.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.