Lucas Arruda Rolim, 33 anos, foi detido nesta quarta-feira (23) em Itaitinga, região metropolitana de Fortaleza, sob suspeita de participação no assassinato do advogado criminalista Sílvio Vieira da Silva, 54 anos. A vítima, conselheiro da OAB-CE, foi executada a tiros em maio deste ano no bairro Genibaú.
Segundo as investigações, Sílvio foi atraído ao local sob o pretexto de receber um pagamento. Apesar de ter sugerido transferência via PIX, o interlocutor insistiu no encontro presencial. O advogado foi atacado dentro do próprio veículo ao tentar fugir.
O Ministério Público do Ceará apura possível ligação do crime com a atuação profissional da vítima em caso envolvendo facção criminosa. A hipótese investigada é que Sílvio teria sido executado por não obter a libertação de integrante do grupo.
Rolim possui antecedentes criminais. Em 2019, foi preso pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) por suposta atuação como intermediário entre o Comando Vermelho (CV) e detentos no Ceará.
Três outros suspeitos já haviam sido presos anteriormente pela morte do advogado. A OAB-CE acompanha de perto as investigações.