O Procon de São Paulo notificou a empresa Kairós Viagens e Peregrinações, de Franca (SP), para esclarecer o cancelamento de uma viagem religiosa para Roma contratada por um grupo de jovens católicos de Brasília. A agência tem 48 horas, a partir desta quarta-feira (10), para informar como está comunicando os clientes e procedendo com os reembolsos, que totalizariam cerca de R$ 500 mil.
O pacote turístico, cotado a R$ 18 mil por pessoa, incluía passagens aéreas, hospedagem e roteiro religioso. O órgão de defesa do consumidor recomenda que os clientes solicitem a suspensão de cobranças parceladas junto às operadoras de cartão de crédito.
A Agência Brasil tentou contato com a empresa, mas não obteve resposta. Em suas redes sociais, a Kairós informou ter “atividades suspensas”. O Procon-SP orienta outros clientes afetados por cancelamentos a registrar reclamações no site do órgão. Para consumidores de outros estados, a recomendação é acionar os Procons locais, mesmo com a empresa sendo sediada em São Paulo.
O caso ocorre no contexto de aumento de denúncias contra agências de turismo religiosas, com o órgão reforçando a importância da transparência nas relações comerciais deste segmento. A empresa deverá comprovar que adotou todos os procedimentos legais para informar os clientes sobre o cancelamento e as formas de ressarcimento.