English EN Portuguese PT Spanish ES

TSE declara ‘deserta’ licitação para aquisição de urnas eletrônicas

jurinews.com.br

Compartilhe

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou, nesta segunda-feira (9), a abertura da licitação (Concorrência nº 01/2021), pelo sistema de registro de preços, para a futura aquisição de até 176 mil urnas eletrônicas com vistas à continuidade da substituição do parque de urnas da Justiça Eleitoral.

Decorrido o prazo de 20 minutos previsto no edital após a abertura do processo, a licitação foi declarada “deserta” diante da falta de credenciamento de representantes e de apresentação de propostas por parte de empresas.

O coordenador de Tecnologia Eleitoral do TSE, Rafael Azevedo, ressaltou que, por ser uma licitação envolvendo técnica e preço, cada empresa deveria apresentar três envelopes lacrados: um de habilitação – sendo este o único que seria aberto no evento desta segunda-feira –, outro com a proposta técnica e, o último, de preços.   

As urnas

A licitação de novos equipamentos tem como objetivo continuar a renovação do parque de urnas e complementar o quantitativo para suprir o eventual crescimento do eleitorado.

Rafael Azevedo informou que 176 mil unidades é o teto de compra previsto no edital.

Em julho do ano passado, o TSE homologou contratos para a aquisição de urnas modelo 2020. A estimativa atual de renovação do parque de urnas  é de aproximadamente 300 mil unidades, mas a cada eleição é necessário substituir urnas antigas, que já ultrapassaram dez anos de uso ou seis eleições ordinárias, além do crescimento do eleitorado.

Com informações do TSE

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.