English EN Portuguese PT Spanish ES

STF tem maioria para julgar caso de Rubens Paiva

jurinews.com.br

Compartilhe

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) alcançaram maioria para julgar uma ação penal sobre a morte do ex-deputado federal Rubens Paiva, assassinado na ditadura militar. No caso, estão incluídos outros dois nomes, que também teriam sido vítimas do regime.

Os magistrados deliberam esse processo no plenário virtual e têm até sexta-feira (21) para se manifestarem. Por enquanto, foram a favor de julgar a ação: Alexandre de Moraes (relator), Luiz Fux, Luís Roberto Barroso, Flávio Dino, Edson Fachin, Cristiano Zanin e Nunes Marques.

Os outros dois casos que Moraes deseja incluir na demanda são de Mário Alves de Souza Vieira, um dos fundadores do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR), e Helber José Gomes Goulart, militante da Ação Libertadora Nacional.

Moraes, o relator, argumentou a existência de dúvidas na aplicação da Lei da Anistia no caso de Rubens Paiva e outras duas vítimas. A ação é de repercussão geral, ou seja, o entendimento dos ministros nesse âmbito servirá para embasar decisões em casos semelhantes.

A lei, sancionada na ditadura, é objeto de outra análise dos ministros. No processo, os integrantes da Corte debatem se irão julgar a reavaliação da lei quando há crimes permanentes, ou seja, os de longa duração. Um exemplo dessa ilegalidade e aplicável à época da ditadura é a ocultação de cadáver.


Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.