English EN Portuguese PT Spanish ES

STJ lança IA para acelerar julgamentos e reduzir acúmulo de processos

jurinews.com.br

Compartilhe

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) anunciou, nesta terça-feira (11), o “STJ Logos”, um motor de inteligência artificial generativa desenvolvido internamente para modernizar a análise e elaboração de conteúdos judiciais. A ferramenta já está em operação e promete otimizar o tempo de magistrados e servidores ao automatizar tarefas repetitivas.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO ALIADA DA JUSTIÇA

O presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, destacou que a nova IA foi projetada para aumentar a eficiência e a precisão no tribunal. Equipado com tecnologia avançada, o STJ Logos é capaz de interpretar contextos jurídicos complexos, gerar conteúdos originais e resumir informações com precisão, além de aprofundar a análise processual.

O vice-presidente do STJ, ministro Luis Felipe Salomão, reforçou a importância da inovação diante do alto volume de processos. “É um passo importante para resolver essa avalanche de processos ou, em certa medida, equacioná-la”, afirmou.

FERRAMENTA JÁ EM OPERAÇÃO E COM EXPENSÃO PREVISTA

Atualmente, o STJ Logos auxilia na geração de relatórios de decisão e na análise de admissibilidade de recursos, identificando automaticamente fundamentos contestados. A IA já está integrada ao Sistema Justiça Web e acelera a produção de minutas de decisões monocráticas e acórdãos, garantindo maior padronização e eficiência.

Apesar do avanço tecnológico, o STJ reforça que a ferramenta é apenas um suporte, mantendo a responsabilidade final das decisões com os ministros. Novas funcionalidades devem ser implementadas até 2025, consolidando o STJ Logos como peça-chave na modernização do tribunal.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.