Uma ação publicitária do Burger King está oferecendo de graça o sanduíche para os advogados brasileiros “provarem” que seu hambúrguer não é uma cópia da concorrência. Porém, ao esquecer de incluir Santa Catarina na promoção, justamente na semana em que um catarinense está no exercício da presidência da OAB Nacional, o advogado Rafael Horn, a medida está dando o que falar.
Em resposta, o presidente da Seccional catarinense, Juliano Mandelli, fez deste limão uma limonada, ao anunciar uma operação da OAB para acabar com outra fraude: o golpe dos falsos advogados, que vem enganando cidadãos que têm ou tiveram casos na Justiça, solicitando depósitos judiciais, pagamentos de custas processuais e honorários de maneira fraudulenta, tudo isso comendo um Mac Donalds.
No vídeo que viralizou, o presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli, anunciou que a Seccional deliberou a operação de Combate a Fraudes contra a advocacia na Seccional, que será uma frente de atuação direta da OAB com as autoridades.
‘’Vamos ter dentro da OAB, um núcleo de inteligência de dados para municiar as autoridades, coletando provas sobre criminosos que se passam por advogados para aplicar golpes, principalmente via PIX’’, explicou Mandelli.
Outra frente da operação será a realização de ações preventivas para ajudar a advocacia a proteger seus dados e evitar golpes, além de todo suporte jurídico à advocacia catarinense para responsabilizar criminalmente os envolvidos nessas fraudes.
O Comitê está sendo formado, e estará sob a presidência do diretor executivo da Seccional, Thiago Degasperin.