A Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB-SP) inaugurou, nesta segunda-feira (16), seu mais novo prédio administrativo, que está situado na Rua Maria Paula, 88, no bairro da Bela Vista, próximo à Secional. O edifício, batizado de Mário Sérgio Duarte Garcia (in memorian) , presta homenagem ao ex-presidente da Ordem paulista em reconhecimento à sua trajetória de dedicação à advocacia e à democracia no país.
Com mais de 3 mil metros quadrados de área total, o edifício foi planejado para atender às necessidades da advocacia com uma infraestrutura moderna e funcional, abrigando áreas estratégicas como o Tribunal de Ética e Disciplina (TED), as Câmaras Recursais e a Assistência Judiciária, além de coworking, auditório, salas de audiência e salas de reunião. A Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP) também marca presença com um espaço exclusivo para atendimento à advocacia.
HOMENAGENS
A cerimônia de inauguração contou com a presença da diretoria da OAB-SP: Patricia Vanzolini, presidente e conselheira federal eleita; o vice-presidente e presidente eleito para o próximo triênio, Leonardo Sica; a secretária-geral e vice-presidente eleita, Daniela Magalhães; o tesoureiro, Alexandre de Sá Domingues e Adriana Galvão, presidente da CAASP. Também estiveram presentes presidentes de subseções, membros de comissões, conselheiros da Ordem paulista, advogados e advogadas.
Familiares do ex-presidente Mário Sérgio Duarte Garcia, como Mário de Barros Duarte Garcia e Ana Luísa de Barros Duarte (filhos), além de Rodrigo Scalamandré Duarte Garcia e Mariana Duarte Garcia (netos), participaram da solenidade. O evento contou ainda com a presença do ex-presidente da OAB-SP, Antonio Cláudio Mariz de Oliveira.
Durante a cerimônia, Patricia Vanzolini destacou a importância do prédio e a justa homenagem a Mário Sérgio Duarte Garcia. “A escolha do nome deste prédio dispensa qualquer explicação. Mário Sérgio Duarte Garcia é um ícone da advocacia, alguém cuja trajetória nos inspira e engrandece. Este espaço, que abrigará os serviços mais importantes da OAB-SP, como o Tribunal de Ética, as Prerrogativas e a Assistência Judiciária, simboliza o respeito ao seu legado, mas também o compromisso da nossa gestão com a modernização e a proximidade da instituição com a advocacia paulista.”
Patricia ressaltou ainda a relevância do edifício para advogados e advogadas que não possuem escritório próprio ou que atuam nos órgãos do Judiciário localizados nas proximidades. “Aqui, eles encontrarão tudo o que precisam: estrutura para audiências virtuais, reuniões, um espaço de coworking, salas equipadas e um ambiente profissional adequado e acolhedor.”
A secretária-geral e vice-presidente eleita, Daniela Magalhães, falou sobre o impacto estrutural e simbólico do prédio. “Entregar este prédio é cumprir um compromisso com a advocacia. Estruturas como esta afastam a teoria das ‘janelas quebradas’ e resgatam o prestígio e a dignidade da nossa entidade. Aqui, abrigamos o tripé fundamental da OAB-SP: a Assistência Judiciária, as Prerrogativas e o Tribunal de Ética e Disciplina.”
Emocionado, o filho do homenageado, Mário de Barros Duarte Garcia, expressou a gratidão da família e o orgulho pelo legado do pai. “É difícil expressar em palavras a emoção desta homenagem. Meu pai dedicou a vida à advocacia, com ética e compromisso inabaláveis. Ver seu nome neste edifício, que acolherá as prerrogativas e o Tribunal de Ética, é motivo de grande orgulho. Ele estaria honrado em saber que seu legado continua vivo e inspirando as novas gerações.”
Encerrando as falas, o ex-presidente da OAB SP, Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, destacou o caráter imortal de Mário Sérgio Duarte Garcia. “Mário Sérgio é imortal. Ele representa os valores mais elevados da advocacia e da democracia, valores que precisamos resgatar com mais força em nosso país.”