As eleições da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) vão ocorrer nesta segunda-feira (18), e o estado pode testemunhar um marco histórico com a possível vitória de uma presidente vinda do interior. Xênia Guerra, candidata da Chapa “Coragem para Mudar”, vem ganhando força. Atual presidente da subseção de Sinop, a advogada foi convocada a encabeçar um projeto ousado que defende a proporcionalidade da chapa entre membros da capital e do interior.
O movimento se iniciou devido à insatisfação com a atual gestão, que venceu a eleição com a maioria dos votos no interior, mas acabou deixando as demandas da classe de fora da capital de lado. Uma pesquisa recente apontou um empate técnico entre Xênia e Gisela Cardoso, atual presidente da OAB-MT, com um crescimento da candidata do interior entre os advogados da capital.
Xênia é a primeira candidata do interior com chances reais de assumir a presidência da OAB-MT e recebe o apoio de 20 presidentes de subseções entre as 29 existentes no estado. A candidata propõe mudanças estruturais significativas e quer “abrir as portas” da entidade. Isto porque, nos últimos anos a instituição ficou alheia a muitas pautas, tomou decisões definidas apenas por poucos, tanto, que recentemente se tornou pauta nacional pela omissão tanto em um caso de violência de gênero da parte de um conselheiro estadual, quanto com relação ao assassinato, em plena a luz do dia em uma das avenidas mais movimentadas de Cuiabá, do ex-presidente da Ordem, o advogado Renato Nery, que chegou a fazer uma denúncia na entidade e nada foi feito.
Além disso, Xênia defende a democratização do quinto constitucional, que visa incluir a advocacia como um todo no processo de escolha de representantes. A advogada também defende a criação de uma Central de Defesa das Prerrogativas para assegurar que advogados em todo o estado tenham uma estrutura de apoio. Outro destaque é o compromisso com a mentoria para jovens advogados e a linha de crédito especial para a advocacia, que visa facilitar o acesso a recursos especialmente para os profissionais em início de carreira.
Além disso, Xênia propõe a devolução do valor da anuidade em créditos para cursos da Escola Superior de Advocacia (ESA), incentivando a capacitação contínua da classe, e a implantação de um orçamento participativo, no qual os advogados possam decidir sobre a aplicação dos recursos da OAB.
Com uma base forte e propostas focadas em maior representatividade e apoio às necessidades do interior, Xênia Guerra traz a promessa de uma gestão plural que inclui, democratiza e fortalece a advocacia em Mato Grosso.